Artista plástico usa iphone para desenhar capa da New Yorker

Posted by Daniel Fabricio | Posted in |

Algumas pessoas usam seus iPhones para enviar mensagens, outras para se divertir com jogos. O artista plástico Jorge Colombo usou o celular da Apple para criar a capa da revista New Yorker desta semana. Colombo desenhou a capa da edição de 1º de junho, que traz um grupo reunido em volta de uma barraca de cachorro-quente na Rua 42, utilizando apenas o programa Brushes, do iPhone. Os borrões e cores gerados pelo programa pouco preciso criam uma imagem onírica, pouco "tecnológica".

Veja, no site do artista, o video com as pinturas sendo feitas.

Essas são algumas pinturas feitas por Colombo no famoso aparelho.

(clique nas fotos para ampliar.)


- O melhor de tudo é que não parece algo feito digitalmente, bem o oposto - analisa Françoise Mouly, editora de arte da New Yorker - Normalmente a tecnologia vai numa só direção, de tornar as coisas mais precisas. Esse é um uso da tecnologia de uma forma mais livre, o que a torna poética e mágica.
Colombo comprou um iPhone em fevereiro, e o aplicativo Brushes, por US$ 4,99, pouco depois. O artista se disse encantado com a portabilidade e acessibilidade da ferramenta. Ele começou a cena desenhando as estruturas dos prédios, criando então para os contornos dos táxis, as luzes de neon, a barraca de cachorro-quente e as pessoas.
Graças ao iPhone, foi "fácil desenhar sem precisar carregar comigo todos os meus pincéis e papéis. E eu gosto do fato de utilizar uma ferramenta que pode estar no bolso de qualquer um", disse ele.

Existe outra vantagem no aparelho: ninguém repara que ele está desenhando. Colombo disse que ficou parado na Rua 42 por cerca de uma hora sem ser interrompido.

- (O iPhone) dá a ele um anonimato numa grande cidade que um artista com um suporte para telas não teria - diz Mouly.

- Ninguém pode adivinhar que estou desenhando - comemora Colombo - Na verdade, enquanto eu estava em algum lugar pintando, com minha mulher ao lado, perguntavam a ela porque eu trabalhava tanto. Parecia que eu estava o tempo todo enviando mensagens.

Comments (1)

ficou realmente bom!
eu sou completamente desligada de tecnologias, mas cada vez descubro coisas q esse Iphone consegue fazer!
Mas fiquie msm encantada com as pinturas nas batatas! hahaha, mto bom!

Postar um comentário

Por favor, não xingue, abuse, ou use palavras de baixo calão.
Obrigado!