Toy Art e Paper Toy - quem disse que brinquedo é coisa de criança ?

Posted by Daniel Fabricio | Posted in , |

Com estilo próprio e design criativo o Toy Art é um brinquedo feito para não brincar que sempre faz sucesso aonde chega.

"Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade."

Os Toy Arts surgiram em 1998 quando um desconhecido artista de Hong Kong, Michael Lau, levou para uma amostra de brinquedos alguns GI Joe, o conhecido Falcon, remodelado e customizado, com roupagem hip-hop - logos, correntes e jeans. Eles fizeram o maior sucesso, pois eram diferentes de tudo que se havia visto. Essa criatividade estimulou a imaginação de muitos artistas e pessoas normais. Depois do sucesso Lau fez mais 101 figuras customizadas assim.
Michael Lau ganhou status de mito, e é citado sempre que se fala nas origens do movimento, ao lado de James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan, Furi Furi e outros.

Hoje, são fabricados milhões de Toy Arts por todo o mundo; eles costumam ter tiragem limitada, numerada ou assinada (algumas edições limitadas chegam a 2.000 exemplares), e não são relançados - a não ser que seja criada nova versão de grafismo.

Os temas de um Toy Art podem ser meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, satírica, etc. O intuito do toy art é, como qualquer obra de arte, causar alguma reação no observador, eles tem a mesma função que qualquer outro acessório artístico: expressar para o mundo quem a pessoa é, a qual grupo ela pertence e o que ela pensa da vida.


E as novidades do Toys não param por ai, publicitários e designers de várias empresas e iniciativas vem usando os toys em suas campanhas publicitárias para atingir o público com algo inovador

Operadora TIM usa Toy Arts em uma de suas campanhas publicitárias:


[...]

Uma nova categoria de Toy Arte, o Paper Toy, vem ganhando espaço entre os criadores e admiradores dos bonequinhos.


Com o grande sucesso dos Toy Arts, muita gente enlouqueceu pra criar e colecionar as criaturinhas, mais criar os toys não era tão fácil assim. Na maioria das vezes os pequenos modelos eram feitos de resina; e não valia a pena para as fábricas produzir apenas 1 toy de cada modelo...o custo era grande e a produção só era viável se fosse feita em larga escala.Ou seja, todos podiam admirar e colecionar toys, mas a diversão de imaginar, criar e desenvolver um personagem ficava acessivel a poucos, foi aí que surgiram os Paper Toys.
Os Paper Toys são um tipo de Toy Arts feitos de papel. Desafiando a criatividade, os paper toys ganham diverssas formas, tamanhos e cores, obtidos apenas com pael, tesoura e cola, dobrando e juntando as partes, para criar um toy art inovador e de baixo custo.

Mais nem todos são tão simples assim; de diverssos tamanhos e complexidade, alguns paper toys exigem bastante habilidade e tempo desde a criação até a montagem final.


Para pessoas que gostam de fazer as coisas com as próprias mãos - como eu ;D - os paper toys se tornam bastante divertidos.

Aqui vão algums sites sobre Toy Arts pra vocês curtirem:

http://toysrevil.net/

http://www.toyartshop.com.br/

http://kronikle.kidrobot.com/


E pra quem curte os Paper Toys como eu, aqui vão alguns sites em que você pode baixar modelos de papers para imprimir e montar:

http://www.4kids.tv/papercraft - papers de personagens de denho animado
http://www.readymech.com/ - designers toy papers
http://www.papercritters.com/pc.php - crie seu próprio Paper Toy Art

Comments (0)

Postar um comentário

Por favor, não xingue, abuse, ou use palavras de baixo calão.
Obrigado!