Realidade Aumentada - essa tecnologia promete.

Posted by Daniel Fabricio | Posted in , |

Você sabe o que é Realidade Aumetada ? Não ? pois confira aqui, vídeos, fotos e reportagens sobre a nova onda do momento no mundo onde o real e o virtual podem, agora, não tem mais tanta diferença assim:

Tecnicamente...
Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

A Realidade Misturada [KIR04] [MIL94], misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa.

Entendeu ? Nem eu!

Pois bem; realidade aumentada é o boom do momento. Se trata de uma tecnologia que mistura o real com o virtual. Parece coisa de filme de ficção dos anos 80 mais não é ok!?


Essa tecnologia se baseia em gerar ambiêntes, imagens ou animações virtuais apartir de objetos reais baseados na indentificação por vídeo, como por exemplo figuras impressa em papel.
Essa tecnologia está sendo muita usada como material publicitário de muitas grandes empresas e organizações. Como por exemplo, os Games Cards do espetáculo Quidam do Cirque du Soleil, que por sinal, foi o primiro material para RA que eu conheci. Eles distribuiram os cartões no espetáculo, mais você pode imprimir tudo no site do game; funciona assim: você acessa o site, e direciona os cartões na direção da webcam, dai você passa a controlar os personagens com o seu card, como se ele fosse o controle do game. Legal né ? Mais por incrível que pareça, o card do Quidam é um dos projetos de RA mais fracos do mercado.
Existem projetos muito mais interessantes criados por lojas de roupas, que projetam a roupa no corpo do cliente pra ele provar a roupa sem sair de casa; lojas de móveis podem criar um compartimento inteiro, no seu monitor, com os móveis que você escolheu pra comprar, e assim vai a criatividade dessa gente.


Ação da ElmaChips, traz um impresso no verso da embalagem do Doritos que pode ser usado no PC para projetar animções em RA.

Eu coloquei aqui, alguns vídeos que andei vendo sobre o assunto:
O jogo LevelHead, você precisa movimentar o cubo inclinando para os lados para movimentar o personagem até a saída passando por uma série de salas tridimensionais e virtuais que são representadas em cada uma das faces do cubo.

levelHead v1.0, 3 cube speed-run (spoiler!) from Julian Oliver on Vimeo.


Até o Iphone entrou na onda, projetando mapas, informações sobre lugares históricos e muito mais... saca só:



Um dos melhores protótipos que já vi. Um jogo da Sony chamado VirtualPet para o novo PlayStation Eye, ele projeta um bichinho de estimação, que incrivelmente... quero dizer, assiste ai:



Aqui tem uma reportagem do programa Olhar Digital que fala sobre RA também: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8118&tipo_video=normal

E Aqui tem alguns sites que vi no Olhar Digital, com games, projetos e alguns protótipos de RA:

MW - RA aplicada para treinamento de mecânicos

Mini - RA em mídia impressa

Monstro - RA em roupas

PS3 Virtual Pet - videogame PS3 de RA interativa

Aicraft Racing - jogo de nave espacial

Comments (4)

kra
é muito louco esse negocio de realidade aumentada

primeira vez q vi isso foi numa revista alemã.. q na contra capa da revista pedia pra apontar ela pra webcam e tal
dai aparecia um carro em 3D... muito doido mesmo
paguei pau

OBS
tem post novo no Jornaleiro
http://jornaleirodeplantao.blogspot.com

é muito massa isso..
o mundo está evoluindo muito..
não piorando, vamos nessa! :D

parabéns :]

Bem interessante, gostei.

Abraço parceiro.

É mó legal mesmo né... e muita coisa ainda estar por vir... não sei realmente onde vamos parar... Obrigado pelos coments galera.

Postar um comentário

Por favor, não xingue, abuse, ou use palavras de baixo calão.
Obrigado!