Arte Abstrata - Arte ou Rabisco?

Posted by Unknown | Posted in |

arte abstrata































Até hoje a arte abstrata é tema de diversas discussões entre os profissionais do meio artístico e para os leigos. Para alguns não passa de meros rabiscos, já para outros é uma verdadeira expressão de arte. Ultimamente a arte abstrata está em alta por integrar a chamada arte contemporânea.
O Abstracionismo é entendido como uma forma de arte que não representa objetos da nossa realidade concreta exterior. Ela usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies, mistura formas e padrões para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surgiu com as experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte.
O termo também foi utilizado no início do século XX, para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto".
Existe duas vertentes da arte abstrata: o lírico, que inspira-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo. O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno sobressaí nesta arte nitidamente não figurativa. Procura uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transforma em linguagem artística. É desta forma que o abstracionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em idéias e simbolismos subjetivos. E o geométrico que, ao contrário do abstracionismo lírico, foca-se na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo.
Enfim ao contrário do que muitos pensam a arte abstrata é muito mais do que meros rabiscos ilógicos é uma forma de arte, "arte pela arte", nas telas abstracionistas os artistas expressão seus sentimentos, através de cores, formas e técnicas que unem-se formando um conjunto real, que não faz parte da nossa realidade, mas sim do momento vivido pelo artista.

Comments (2)

100% arte

Sempre tive uma apreciação especial por um esse tipo de arte.

Postar um comentário

Por favor, não xingue, abuse, ou use palavras de baixo calão.
Obrigado!