Ecodesign - Beleza e propósito.

Posted by Daniel Fabricio | Posted in , |

Eco-design é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental. É vista geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.



"Pensar em produtos, serviços e pontos-de-venda que minimizem o impacto ambiental ou reduzam o uso de recursos não-renováveis é uma preocupação cada vez mais constante nas empresas e entre consumidores. Em tempos de crise econômica e sustentabilidade em foco, o conceito de Ecodesign ganha mais espaço.
A principal proposta do conceito é produzir embalagens e produtos que utilizem princípios e materiais recicláveis. Especialistas ouvidos pelo Mundo do Marketing acreditam que o design convencional e a indústria são causadores dos problemas ambientais. Por isso, o Ecodesign se preocupa em garantir um futuro melhor para as próximas gerações."






Acima, a proposta de um assento, que depois de montado, dê suporte as costas, feitos em papelão e 100% reciclável. Distribuido desmontado, com custo de produção muito baixo, ocupa pouco espaço e facilitando a distribuição.
Idéia da criadora Gerilja.

Aqueles que defendem esta filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pelo design convencional e pela indústria, que desconsideraram os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Abaixo:os lápis feitos com papel reciclado e um kit de 9 tampas criadas pelo estudante Jack Bresnahan para reaproveitar latas caseiras com muito estilo.



Comments (1)

ja está add nos meus parceiros!!
axei massa o blog, creio que todoo o designer tem que ter um pouco de conciência ambiental e aplicar em seus jobs!!!
add o meu ai!!!
falowwww

Postar um comentário

Por favor, não xingue, abuse, ou use palavras de baixo calão.
Obrigado!